Auto Hemoterapia – É proibido Segundo a Anvisa?

A auto hemoterapia é um recurso terapêutico de custo simples e de baixo, que é nada mais do que a retirada de sangue de uma veia e aplicar no músculo, ela. Isto estimula sistema retículo-endotelial e aumenta quatro vezes os macrófagos em todo o organismo.

Difundida muito no Brasil através do Dr Luiz Moura, a prática passou a ser proibida pela Anvisa e posteriormente negada à prática aos médicos, pela Associação médica do Brasil.

Benefícios segundo os Defensores da Terapia

Segundo os defensores da prática da auto hemoterapia, os benefícios da autohemoterapia estão relacionados com o aumento do número de macrófagos (células de defesa). A prática de retirar o sangue e logo em seguida voltar a inseri-lo no músculo faz com que, segundo os defensores da terapia, o corpo passe a rejeitar as doenças nele instalado.

Riscos e Efeitos Colaterais da auto hemoterapia

auto-hemoterapia-riscos-efeito-colateral

É muito difícil encontrar testemunhos de pessoas que foram tratadas pela auto-hemoterapia e falharam ou pioraram através dela. Onde quer que você olhe na internet, há pessoas dizendo como auto-hemoterapia fez por eles o que a medicina convencional não podia.

Porém, vale lembrar que a prática é proibida pelos órgãos médicos no Brasil. Segundo o professor Chamone, da FMUSP “a prática é tão antiga quanto o uso de sangria há 200 anos. Não há comprovação científica sobre a eficácia do tratamento”.

A Anvisa também lançou nota técnica, no dia 13 de abril, que condena a prática da auto-hemoterapia, porque não há estudos científicos que comprovem sua eficácia.

Sociedade Brasileira de Hematologia e Hemoterapia (SBHH) lançou nota oficial dizendo que são desconhecidos os possíveis efeitos colaterais e complicações dessa prática.

 

Compartilhe!!

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*